“A moda é uma preferência iniciada por uma minoria, e em seguida, arbitráriamente adotada en masse. Estilo, por outro lado, é a incoporação seletiva de traços sartoriais que complementam características únicas de uma pessoa. ”

Thursday 10 May 2012

Dress Code: Black Tie

O famoso Smoking, usado em eventos formais após as 6 da tarde (ou após o pôr do sol, o que vier primeiro). 
Não é de bom tom usar em igrejas por sua origem ser um smoking jacket, ou casaco para fumar, e mais tarde para festas e bailes, portanto seu uso nas cerimônias religiosas é um oxímoro, tsc, tsc, tsc... (nos casamentos tradicionais o traje para a igreja é o fraque, e depoooois vestem o tux).
É de bom gosto que o casaco (dinner jacket ou tuxedo) seja de lã, então vale a pena investir em um ensemble só seu e não alugar nas lojas de rua.... A cor deve ser preta ou azul MUITO escuro se você quiser ser moderninho. Sua versão para climas quentes é o Summer, onde o casaco é branco ou off-white.
As lapelas são de seda ou cetim e podem ser peaked ou shawl (veja abaixo). Os botões das mangas devem ser 4, forrados com o mesmo material da lapela e um botão deve encostar no outro levemente.
A faixa lateral da calça deve ser do mesmo material. Usar cinto está fo-ra-de-ques-tão. O certo é usar o cummerbund que é do mesmo material da lapela e as dobras do drapeado devem  ficar de cabeça para CIMA, porque antigamente os homens guardavam os ingressos das óperas e/ou dinheiro nessas dobras pela falta de bolsos (dizer que era para juntar migalhas dos pães que caíam no colo dos homens é um afronte tão grande quanto dizer que os punhos Franceses serviam para limpar a boca). Outra opção mais formal é o colete, que deve "decotado" o suficiente para mostrar o máximo da camisa. Antigamente os coletes inteiros era usados, mas o Duque de Windsor introduziu o modelo sem costas para o maior conforto das atividades noturanas. Lembrem-se: Se o casaco for double-breasted, não se usa o cummerbund, e nem se você optar pelo colete!
As meias (pretas!), de seda ou lã bem fininha se você quiser ser difícil comigo. Quem usar meias de golf, com padrões de losango, merece um Château Margaux na cabeça (Oops, foi sem querer). Além disso, meias grossas com sapatos formais fazem você parecer uma lésbica. E outra coisa: não há nada pior do que ver um homem elegantérrimo, sentado bem na sua frente, e quando você chega perto vê que ele está de meias curtas e seus pelinhos das pernas estão aparecendo (ai meus olhos!!). Portanto, meias até a canela, minha gente! E quem quiser usar suspensórios para as meias, eu apoio!!! As de seda não ficam no lugar sozinhas, sempre escorregam, e eu tenho pa-vor de meias enrrugadas num evento formal!
Lencinhos de linho ou seda podem ser usados no bolso, hand-rolled ou em quadradinhos (veja como dobrar seu lenço aqui).
Se você for chic de-más, pode usar um boutonnière, uma flor na lapela (mas sem o lenço! Ou um ou outro!). Os casacos mais formais e feitos sob-medida têm até um porta-caule, para a florzinha não cair mesmo dançando a noite toda. 
Peloamordedeus: usem abotoaduras nas camisas (de algodão ou linho e trabalhadas na frente com piqué/marcella ou drapeado, próprias para o traje, não as do cavalinho!) e tentem dominar o nó da gravata, sim? É igual a dar um laço no tênis. Aquelas que já vem prontas fazem vocês parecerem um presente da vingt-cinq...(aprenda o nó aqui).
BonChic sempre diz: é a escolha das gravatas que separa os homens dos meninos....
Existem alguns tipos de borboleta: a clássica, a moderna ou semi-borboleta, a reta e a com pontas (essa mais harmoniosa com casacos de lapela peak). É importante que ela seja proporcional à sua cabeça e tronco, para você não parecer disforme como o cidadão na foto lá em baixo. Como regra, tente alinhar a gravata com os cantos externos dos seus olhos.
Se estiver frio use um cachecol como na imagem abaixo.
Ah! E os SAPATOS SÃO DE VERNIZZZZ, meu povo!!! Se você quiser ser bem tradicional mesmo, use os sapatos com laço de gorgurão na frente, chamados de opera pumps ou court shoes. Outra alternativa menos formal são os oxfords: o balmoral é o mais (e único, na minha opinião) clássico, por causa da sua silhueta mais bonita. Os derby (ou blucher) mostram mais o cadarço, não sei, não sou muito simpática com eles....e não se esqueçam: sempre lisos, para não roubar a atenção do traje!
Então, BonChic não vai se sentir insultada se você usar um oxford balmoral de verniz ou até de calfskin desde que beeeem polidos. A não ser que qualquer um deles tenha bico QUADRADO, ao que você deve ir pela sombra e temer pela sua vida. 


James Bond de Brioni
Lapela peaked: a mais formal

Lapela shawl collar
Opera pump

Prince William de double-breasted "4 em 2"  (refere aos botões)
Double-breasted com botões "4 em 1"


Gravata borboleta e cummerbund de gorgurão
A gravata que é pequena ou a cabeça que é grande?
Colete inteiro: difícil de ver hoje em dia

Semi-borboleta de batrathea (tecido)
Gravata com pontas de cetim
Oxford balmoral (em cima) e derby (em baixo), ambos de verniz
Segura essa meia!
imagens reprodução